A lógica de questionário, também conhecida como salto, é um recurso que permite direcionar um respondente a uma determinada questão com base na resposta fornecida por ele em uma pergunta. Ela permite criar caminhos personalizados para percorrer um questionário com base nas respostas de cada respondente, criando uma experiência mais personalizada e garantindo que ele não visualize conteúdos que não sejam direcionados a ele.
Por exemplo, imagine que você tenha a seguinte pergunta em seu questionário: ”Você gosta de chocolate” e as opções de resposta sejam Sim ou Não.
Todos os usuários que responderem SIM, serão direcionados à pergunta “Qual a sua marca de chocolate preferida?”. O questionário será finalizado para aqueles que responderem NÃO.
Quando usar a lógica de questionário?
- Desqualificar respondentes, encerrando o questionário com base em suas respostas.
Por exemplo, você quer fazer uma pesquisa com donos de cachorro e um usuário responde que não possui cachorros. Você pode encerrar o questionário ou, por exemplo, explorar os motivos pelos quais ele não possui um cachorro. - Criar diferentes caminhos no questionário com base nas respostas.
Você possui um questionário de satisfação em que um cliente deve dar uma nota de 1 a 10 para o atendimento. Se ele dá uma nota de 1 a 3, você pergunta que problema ele teve. Se ele der de 8 a 10, você pergunta o que se destacou no atendimento.
Dicas para usar a lógica de questionário:
- Crie um mapa do seu questionário com os caminhos que deseja criar.
- Crie a sua pesquisa no Opinion Box e adicione todas as perguntas ao questionário.
- Configure as lógicas.
- Teste e o seu questionário, considerando os diferentes caminhos criados por você.
Agora, aprenda a usar a lógica de questionário em suas pesquisas no Opinion Box.